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Pit Stop Cast Especial: Le Mans – Onde Nasce a Lenda: Cadillac V-Series.R: O rugido americano nas 24 Horas de Le Mans

Quando a Cadillac anunciou sua entrada na classe Hypercar do WEC, muitos viam a marca como uma outsider entre gigantes europeus. Mas bastou o Cadillac V-Series.R dar suas primeiras voltas para deixar claro que a tradição americana também sabe competir com sofisticação, velocidade e resistência. Inspirado em um legado de protótipos vitoriosos na América do Norte, o hypercar da Cadillac trouxe de volta o espírito ousado e o som marcante dos motores V8 para Le Mans, e fez isso com presença e consistência.

De Daytona a Le Mans: o nascimento do V-Series.R

O V-Series.R foi desenvolvido sob o regulamento LMDh (Le Mans Daytona h), que permite o uso de um chassi padrão (no caso da Cadillac, fornecido pela Dallara), combinado com uma motorização e design aerodinâmico próprios. Esse formato, mais acessível do que a LMH, favoreceu a entrada de grandes fabricantes tanto no IMSA (Estados Unidos) quanto no WEC (Mundial de Endurance).

O motor escolhido é um V8 aspirado de 5.5 litros, com ronco inconfundível, combinado com um sistema híbrido padrão da classe LMDh, entregando até 680 cv de potência, o teto imposto pelo regulamento. A tração é traseira e o câmbio é sequencial de 7 marchas. O V-Series.R é operado diretamente pela Chip Ganassi Racing, uma das equipes mais respeitadas do automobilismo americano, tanto no IMSA quanto no WEC.

A estreia da Cadillac em Le Mans com o V-Series.R aconteceu em 2023, com três carros inscritos: dois da Ganassi (um no WEC e outro no IMSA) e um da Action Express Racing (campeã da IMSA). Logo na primeira participação, a marca americana surpreendeu com confiabilidade e ritmo sólido, mesmo sem brigar diretamente pela vitória.

O carro #2, pilotado por Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook, terminou em um excelente 3º lugar geral, subindo ao pódio atrás apenas das Ferraris vencedoras, um resultado histórico para um projeto tão recente. Os outros carros também completaram a prova, evidenciando a robustez mecânica do V-Series.R, mesmo diante de condições desafiadoras e ritmo elevado.

Em 2024, a Cadillac voltou com dois carros oficiais e seguiu na briga entre os melhores, ainda que lidando com um grid mais competitivo e adversários com recursos técnicos de fábrica europeia. Ainda assim, a equipe seguiu sendo referência em confiabilidade e estratégia, mostrando que veio para ficar.

Em um movimento estratégico para reforçar sua presença no WEC, a Cadillac anunciou que, a partir de *2025, seus programas oficiais na categoria serão operados pela equipe Jota Sport, atualmente responsável pelos Porsche clientes com apoio da Hertz. A parceria resultará na equipe Jota Hertz Cadillac, unindo a experiência da Jota em Le Mans com o suporte direto da GM.

Essa mudança visa profissionalizar ainda mais o projeto na Europa, enquanto a Chip Ganassi Racing permanecerá focada no programa IMSA nos Estados Unidos. A expectativa é que a nova estrutura amplifique o potencial da Cadillac para brigar por vitórias absolutas, especialmente em Le Mans, onde a Jota tem vasta experiência e pódios anteriores com protótipos LMP2 e LMDh.

Além de seu desempenho competitivo, o Cadillac V-Series.R conquistou fãs pelo mundo com sua identidade única. Em um grid dominado por turbos e silêncio híbrido, o rugido do V8 americano tornou-se parte do espetáculo, resgatando emoções do passado e trazendo nova vida à categoria.

Com uma mecânica robusta, grande eficiência em ritmo de corrida e um histórico crescente de bons resultados, o V-Series.R está consolidado como um dos projetos mais respeitados da era Hypercar. E com a chegada da Jota em 2025, a expectativa é que esse carro esteja cada vez mais perto do topo do pódio.

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