O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 de 2025 foi dominado pela McLaren, que conquistou uma dobradinha com Oscar Piastri e Lando Norris. Piastri largou na pole position e manteve a liderança na largada, enquanto Verstappen fez uma manobra agressiva para ultrapassar Norris e assumir a segunda posição. Leclerc teve uma ótima largada, ganhando duas posições após ultrapassar George Russell e Lewis Hamilton.
Nas primeiras voltas, Nico Hulkenberg surpreendeu com um bom ritmo, subindo posições ao ultrapassar Gabriel Bortoleto e Fernando Alonso, em uma manobra que chegou a ser questionada, mas não gerou investigação. Verstappen começou rapidamente a pressionar Piastri pela liderança, já na volta 3. Logo no início, Alexander Albon teve um toque que danificou sua asa dianteira, forçando uma parada precoce. Enquanto isso, Leclerc e Hamilton travaram uma disputa intensa pela quarta posição, até que a Ferrari solicitou que Hamilton cedesse a posição para Leclerc, que estava mais rápido.

As primeiras paradas começaram na volta 9, com Tsunoda, Hulkenberg e Carlos Sainz antecipando seus pit stops. Sainz precisou trocar o bico após um toque. Na volta 12, Norris conseguiu ultrapassar Verstappen e reassumir a segunda posição. Pouco depois, na volta 13. Alonso escapou da pista e ficou preso na brita momentaneamente, perdendo várias posições. Verstappen fez seu primeiro pit stop na volta 16, colocando pneus macios e retornando em oitavo, mas rapidamente recuperou posições.

A corrida seguiu intensa, com vários incidentes. Na volta 28, Lawson tocou Albon, que acabou abandonando. Lawson recebeu uma punição de 10 segundos pelo incidente. Verstappen conseguiu se recuperar até a terceira posição após ultrapassar Leclerc na volta 36. Bearman e Lawson também se envolveram em um toque na volta 31, com Bearman saindo da pista. Enquanto isso, Bortoleto conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Sainz na volta 35.
Em termos de estratégia, a Red Bull apostou em três paradas para Verstappen, com trocas nas voltas 16, 30 e 54. A McLaren reagiu bem, mantendo uma estratégia sólida com duas paradas programadas, nas voltas 32 e 54, para Piastri e Norris. Gabriel Bortoleto optou por um stint mais longo antes de sua parada final na volta 51.
Na volta 55, um Safety Car foi acionado após Andrea Kimi Antonelli abandonar com problemas no motor, ficando preso na brita. Durante esse período, os líderes aproveitaram para fazer mais uma parada, e Verstappen colocou pneus duros.

A relargada aconteceu na volta 60. Piastri manteve a liderança, enquanto Verstappen cometeu um erro, perdeu o controle do carro e acabou colidindo com George Russell. Por essa manobra, recebeu uma punição de 10 segundos. Russell, mesmo após o incidente, conseguiu se recuperar e terminou a corrida na quarta posição.

Gabriel Bortoleto teve uma atuação sólida. Chegou a figurar na nona colocação durante a corrida, envolveu-se em boas disputas com Lawson e Alonso e terminou a prova na décima segunda posição.

Entre as punições, além dos 10 segundos para Verstappen pela batida em Russell, Bearman também recebeu 10 segundos após sair da pista e se envolver em um incidente com Lawson. Albon já havia sido penalizado antes de abandonar a corrida.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ESPANHA DE 2025.
Cla | Piloto | Equipe | Tempo | Pontos |
---|---|---|---|---|
1 | O. Piastri | McLaren | – | 25 |
2 | L. Norris | McLaren | +2.471 | 18 |
3 | C. Leclerc | Ferrari | +10.455 | 15 |
4 | G. Russell | Mercedes | +11.359 | 12 |
5 | N. Hulkenberg | Sauber | +13.648 | 10 |
6 | L. Hamilton | Ferrari | +15.508 | 8 |
7 | I. Hadjar | Racing Bulls | +16.022 | 6 |
8 | P. Gasly | Alpine | +17.882 | 4 |
9 | F. Alonso | Aston Martin | +21.564 | 2 |
10 | M. Verstappen | Red Bull | +21.826 | 1 |
11 | L. Lawson | Racing Bulls | +25.532 | |
12 | G. Bortoleto | Sauber | +25.996 | |
13 | Y. Tsunoda | Red Bull | +28.822 | |
14 | C. Sainz Jr. | Williams | +29.309 | |
15 | F. Colapinto | Alpine | +31.381 | |
16 | E. Ocon | Haas | +32.197 | |
17 | O. Bearman | Haas | +37.065 | |
dnf | A. Antonelli | Mercedes | ||
dnf | A. Albon | Williams |