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Peugeot 9X8: A ousadia francesa na era dos Hypercars

Na história do automobilismo de endurance, poucas marcas combinam paixão, inovação e coragem como a Peugeot. E nenhum carro representa melhor essa filosofia na era moderna do que o Peugeot 9X8, o hypercar com design radical que desafiou convenções e reacendeu a chama da marca francesa nas 24 Horas de Le Mans. Com sua silhueta única, inicialmente sem asa traseira e forte identidade visual, o 9X8 não apenas trouxe a Peugeot de volta ao topo do WEC, como também dividiu opiniões e conquistou olhares por onde passou.

Um legado de vitórias e reinvenções

A Peugeot carrega um histórico respeitável em Le Mans. Venceu a prova três vezes: em 1992 e 1993 com o 905, e novamente em 2009 com o 908 HDi FAP. Após uma tentativa frustrada de retorno com o projeto 908 híbrido, abortado antes da estreia, a marca do leão reapareceu no cenário em grande estilo com o anúncio do 9X8 para a nova classe LMH, que estreou em 2021.

O carro foi desenvolvido dentro da divisão Peugeot Sport, com colaboração da Stellantis Motorsport, e apresentado ao mundo em 2021 com uma proposta extremamente arrojada: um protótipo sem asa traseira, apostando em conceitos de aerodinâmica de fundo plano e difusores complexos, algo quase inédito na era moderna dos protótipos.

O nome 9X8 segue a tradição da Peugeot de usar o número 9 para seus protótipos de endurance (como os 905 e 908), enquanto o “X” faz referência à tração integral (fornecida pelo sistema híbrido), e o “8” representa a geração atual de modelos da marca.

O carro utiliza um motor V6 biturbo de 2.6 litros, combinado com um sistema híbrido de 200 kW (272 cv) no eixo dianteiro, resultando em tração integral conforme o regulamento da LMH. A potência combinada é limitada a cerca de 680 cv, como manda o BoP. A transmissão é sequencial de 7 marchas, e o sistema de recuperação de energia é altamente sofisticado, sendo um dos diferenciais do carro.

A estreia oficial do Peugeot 9X8 aconteceu no meio da temporada 2022 do WEC, nas 6 Horas de Monza. Embora tenha demonstrado velocidade, o carro enfrentou diversos problemas de confiabilidade e desenvolvimento, resultado de sua arquitetura única e da entrada tardia no campeonato.

Na edição de Le Mans 2023, a Peugeot contou com dois carros inscritos pela Team Peugeot TotalEnergies, e surpreendeu muitos ao liderar parte da corrida, aproveitando um bom desempenho em condições mistas e estratégias acertadas. No entanto, falhas mecânicas acabaram por comprometer qualquer chance real de vitória.

Mudanças em 2024: chega a asa traseira

Após dois anos de dados e experiências na pista, a Peugeot decidiu atualizar radicalmente o 9X8 para a temporada 2024. A mudança mais visível foi a adoção de uma asa traseira tradicional, encerrando a fase experimental do conceito original. A alteração veio acompanhada de ajustes no chassi, centro de pressão aerodinâmica e distribuição de peso, tudo para tornar o carro mais competitivo frente aos rivais cada vez mais numerosos da classe Hypercar.

A atualização do 9X8 mostra maturidade: a Peugeot ousou, testou no limite, e soube reconhecer onde era preciso evoluir para continuar lutando por vitórias.

O espírito da Peugeot

O 9X8 talvez seja o hypercar com mais personalidade visual e filosófica entre todos os inscritos. Seu design, inicialmente controverso, virou ícone. Sua pintura cinza fosca, os faróis em formato de garras e a assinatura “We didn’t want a rear wing” no difusor marcaram uma era de ousadia rara no automobilismo moderno.

Mesmo sem vitórias ainda, o 9X8 representa muito mais do que resultados: é a afirmação de uma visão única sobre como competir em alto nível. A Peugeot não voltou para ser mais uma, voltou para fazer do endurance um palco de criatividade, identidade e inovação.

Com o carro revisado para 2024, e mais experiência acumulada, a marca francesa segue firme na busca por mais um capítulo glorioso em Le Mans. E se depender do espírito do 9X8, essa história ainda está longe de acabar.

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