Home / WEC / WEC: Toyota comemora Le Mans com pinturas icônicas.

WEC: Toyota comemora Le Mans com pinturas icônicas.

A Toyota celebrará o 40º aniversário de sua primeira aparição nas 24 Horas de Le Mans com uma série de designs de pintura exclusivas e únicas em seus dois GR010 HYBRIDs no mês que vem, em comemoração à rica história da fabricante em corridas de longa duração.

Inspirado no passado e no presente, uma paleta de cores homenageia um carro de corrida icônico, enquanto o outro captura o espírito de luta da TOYOTA GAZOO Racing, com ambos os protótipos se preparando para desafiar a glória na 93ª edição de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho.

O GR010 HYBRID nº 7, pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, ostentará uma pintura vermelha e branca reinventada, que lembra inconfundivelmente o esteticamente sedutor TS020 – também conhecido como GT-One – que correu em La Sarthe em 1998 e 1999, conquistando a pole position e terminando como vice-campeão na disputa de 'duas voltas no relógio' em sua segunda e última corrida.

Enquanto o carro nº 7 reflete a ilustre herança da marca em Le Mans, o visual preto fosco do carro irmão nº 8 – pilotado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa – representa momento atual. Ambos os GR010 HÍBRIDOS ostentarão um logotipo especial em reconhecimento ao marco, enquanto a Toyota mira a sexta vitória em La Sarthe este ano.

Ao longo das últimas quatro décadas, a montadora japonesa vivenciou alegrias, decepções e dramas no lendário evento francês. Desde a estreia oficial em 1985 com o 85C – equipado com um motor derivado de carros de rua – 61 Toyotas competiram em La Sarthe, conquistando cinco vitórias, 18 pódios e oito pole positions. Nada menos que 62 pilotos de 16 países diferentes contribuíram para essa história duradoura.

O pódio foi conquistado pela primeira vez em 1992. Embora inicialmente tivesse participado com protótipos, novos regulamentos levaram a marca a inscrever o popular modelo Supra em 1995-96. Para sua próxima tentativa no final da década de 1990, a Toyota focou para a busca por honras gerais com o TS020. Uma ausência de uma década em Le Mans foi encerrada em 2012 com o advento do TS030 com motor híbrido, enquanto uma vitória marcante na corrida se seguiu em 2018 – a primeira de três vitórias consecutivas para o TS050 HÍBRIDO.

Essa boa fase continuou na atual era dos hipercarros, com o GR010 HÍBRIDO prevalecendo em 2021 e 2022 e agora mirando um terceiro triunfo em 2025...


Texto: Site Oficial da WEC - Russell Atkins
Tradução Livre: Monique Marie
Fotos: Divulgação Site Oficial WEC

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *