Após o Grande Prêmio deste domingo na Espanha, mais uma vez temos um capítulo onde os pilotos se envolvem em declarações irônicas e uma batida pós Safety Car causado pelo abandono de Antonelli, que custou caro ao Tetracampeão.
Os vídeos já circulam por toda a internet de como foi a reação de Verstappen às declarações de Russell (que o britânico fala que apesar de Max ser um ótimo piloto, suas reações são extremamente desnecessárias), semblante nada amigável, respostas ríspidas e irônicas. Mas o que realmente ao fim da corrida é que Max terminou em décimo, não somando bons pontos e “ganhou” como punição deste incidente pontos em sua superlicença. Vale lembrar que se Max levar mais punições em pontos ele poderá ser punido com uma corrida de fora.
O site Motorsport Brasil disponibilizou o documento enviado pela FIA na íntegra, leia abaixo:
“Os Comissários analisaram os dados do sistema de posicionamento/marshalling, vídeo, cronometragem, telemetria e imagens da câmera onboard.
A partir das comunicações por rádio, ficou claro que o piloto do Carro 1 foi instruído por sua equipe a ‘devolver a posição’ para o Carro 63 [de George Russell], devido ao que eles interpretaram como uma infração anterior do Carro 1 por ter saído da pista e obtido uma vantagem duradoura (de fato, posteriormente determinamos que não tomaríamos nenhuma medida adicional em relação a esse incidente).
O piloto do Carro 1 demonstrou claramente estar descontente com o pedido de sua equipe para devolver a posição. Na aproximação da Curva 5, o Carro 1 reduziu significativamente sua velocidade, aparentemente permitindo que o Carro 63 o ultrapassasse. No entanto, após o Carro 63 ter assumido a dianteira na entrada da Curva 5, o Carro 1 acelerou repentinamente e colidiu com o Carro 63.
A colisão foi, sem dúvida, causada pelas ações do Carro 1. Portanto, impusemos uma penalidade de 10 segundos ao Carro 1.
Lembramos aos competidores que têm o direito de apelar de determinadas decisões dos Comissários, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 do Regulamento Judicial e Disciplinar da FIA, dentro dos prazos aplicáveis.
As decisões dos Comissários são tomadas de forma independente da FIA e baseiam-se unicamente nos regulamentos, diretrizes e evidências apresentadas“.
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Como a internet não perdoa, muitos colocaram como “mimimi” de Russell e outros foram pelo caminho do exagero de Max. Alguém tem opinião sobre o ocorrido (incidente, penalidade, reclamação de palavras usadas no rádio e outros)? Nossos comentários estão à espera de vocês!